quinta-feira, 18 de março de 2010

Novo código florestal regula apanha de cogumelos silvestres

Os cogumelos silvestres sempre foram um recurso aproveitado pelos Portugueses e bastante apreciado nalgumas regiões do nosso país. No entanto, ao longo dos anos, a colheita massiva e desregrada de algumas espécies, tem suscitado preocupação. Cada vez mais se torna fundamental uma colheita conscienciosa que permita a sustentabilidade dos cogumelos, que têm elevada importância na circulação dos nutrientes no ecossistema, como na manutenção da saúde da nossa floresta. A sobre colheita pode levar a impactos negativos nos cogumelos, pelo que pela primeira vez em Portugal surge uma regulamentação para a colheita dos cogumelos silvestres. Além disso é importante garantir a colheita de cogumelos que não representem riscos para a saúde pública, sendo fundamental a aplicação de boas práticas de colheita, de modo a evitar intoxicações, com elementos tóxicos, como alguns metais pesados ou resíduos de agro químicos.

Por todas estas razões, se é colector de cogumelos, quer para fins particulares, quer para fins comerciais, deve consultar as novas regras para a colheita.

Para que ninguém seja apanhado de surpresa, a Quadrante Natural vem alertar para estas novas regras. Seja responsável na colheita de cogumelos, um recurso que gostamos de consumir, mas também de preservar, para que não se esgote no futuro!


Trazemos um excerto do novo Código Florestal (1ª série-DR nº186- 24 Setembro 2009), Consulte o artigo nº 64- Recursos Micológicos.
Clique na imagem, para ver ampliado






Sem comentários:

Enviar um comentário